Policiais militares de 31 batalhões da Região Metropolitana fazem, na manhã desta quarta-feira, operações simultâneas em comunidades cujos traficantes pertencem à mesma facção criminosa do bando que atuava na Vila Cruzeiro. As ações fazem parte da estratégia da PM, que nesta quinta-feira ocupará, com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Vila Cruzeiro, a Vila Proletária e a favela da Merendiba, dando início à implantação das duas últimas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) da região.
A intenção da polícia é prender traficantes dessas comunidades que possam ter se refugiado em favelas aliadas. Essa ação começou ontem e deve acontecer também quando o Exército se retirar definitivamente da Vila Cruzeiro. Ainda não há informações sobre presos ou material apreendido nas ações desencadeadas nesta manhã.
Nesta quarta-feira, duas UPPs serão instaladas no Complexo do Alemão: uma nos morros da Chatuba e da Caixa D'Água, e outra nos morros da Fé e do Sereno, todos na Penha. O processo de pacificação dessa região começou em 2010, quando as comunidades foram ocupadas pelo Exército. Com a inauguração, os policiais do Bope vão ocupar, a partir desta quinta-feira, a Vila Cruzeiro e a Favela da Merindiba, também na Penha. Com as novas unidades e a chegada do Bope, o Exército deixará definitivamente as favelas do complexo.
Segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, cerca de 400 PMs vão integrar as duas novas UPPs. De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Pereira Passos, 13.500 moradores serão beneficiados. Com a inauguração, o Complexo do Alemão passará a contar com seis unidades instaladas e, até o fim de julho, terá um total de oito UPPs. O governador Sérgio Cabral, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame e o comandante-geral da PM, coronel Erir da Costa Filho, vão participar do evento.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião