A Polícia Militar informou que 23 pessoas morreram em três dias (segunda, terça e quarta) de ataques criminosos na Região Metropolitana do Rio. O balanço foi divulgado na noite desta quarta-feira (24) no site da corporação, mas não especifica o número de criminosos e inocentes. Só nesta quarta, segundo a PM, foram 15 mortos, 31 presos, 2 policiais feridos, além de várias armas e drogas apreendidas.
Mais cedo, a Secretaria estadual de Saúde informou que quatro pessoas morreram após dar entrada no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, no subúrbio, nesta quarta. A PM, no entanto, não confirma se essas quatro vítimas constam de seu balanço.
Comboio em vias expressas
Na tentativa de conter os ataques, pelo menos 20 veículos do tipo blazers, com policiais armados de fuzis, paramentados com coletes e outros acessórios de segurança, saíram em comboio do quartel-general da PM, no Centro do Rio, por volta das 22h. Não foi informado o destino das equipes, mas segundo um oficial, a orientação era para reforçar o patrulhamento nas vias expressas, como Linhas Amarela e Vermelha e Avenida Brasil, além das áreas críticas, onde a presença de criminosos é maior e a ameaça à população ficou mais evidente com os ataques dos últimos dias.
Também nesta noite, o total de veículos incendiados voltou a subir. Com as últimas ocorrências, chega a 28 o número de veículos incendiados desde a noite de terça (23), sendo 17 carros, 8 ônibus, duas vans e um caminhão.
Veículos incendiados nesta noite
Um carro foi incendiado por criminosos nesta noite perto da favela Vila Ipiranga, no município de NIterói, na Região Metropolitana do Rio. As informações foram confirmadas pelo 12º BPM (Niterói). De acordo com a polícia, ninguém ficou ferido.
Na Favela do Jacarezinho, no subúrbio, um outro carro também foi incendiado nesta noite. As informações foram confirmadas pelo tenente-coronel Gláucio Moreira, comandante do 22º BPM (Benfica). Segundo ele, PMs foram recebidos a tiros por traficantes num dos acessos à comunidade. Ninguém ficou ferido.
O veículo, de acordo com o comandante, foi encontrado em chamas por volta das 19h30, na esquina da Avenida Dom Hélder Câmara com a Avenida dos Democráticos. Bombeiros do quartel de Benfica também foram acionados para o local, no entanto, segundo os bombeiros, a equipe só conseguiu controlar as chamas após o tiroteio.
Mais cedo, traficantes atearam fogo em mais um carro no acesso ao Túnel Noel Rosa, na Zona Norte da cidade. Segundo o comandante do 3º BPM (Méier), tenente-coronel Ricardo Arlem, os criminosos pararam um Honda Civic prata, ordenaram que os ocupantes saíssem, e em seguida incendiaram o veículo.
Também na Zona Norte do Rio, na Tijuca, um Corsa foi incendiado na Rua Félix da Cunha. Bombeiros do quartel do bairro estão no local para controlar as chamas e confirmaram que não houve feridos.
No início da noite, PMs prenderam um homem com uma garrafa de gasolina na Rua Haddock Lobo, também na Tijuca. Segundo os policiais do 6º BPM (Tijuca), o homem foi levado para a 19ª DP (Tijuca), onde teria confessado que usaria o combustível para incendiar veículos a pedido dos traficantes do conjunto de favelas do Alemão, no subúrbio.
Ainda na noite desta quarta, uma van foi incendiada em Del Castilho, no subúrbio. Mais cedo, um ônibus e uma van também pegaram fogo, em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. Uma passageira sofreu queimaduras durante o ataque.
Suspeitos de incendiarem veículos em Cabo Frio
A Polícia Militar informou que dois homens foram presos por suspeita de incendiar veículos nesta quarta, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Segundo o comandante do 25º BPM (Cabo Frio), tenente-coronel Hugo Freire, no momento da prisão eles estavam em um carro que também teria sido roubado nesta quarta.
Ainda de acordo com o comandante, a dupla confessou que recebeu do chefe do tráfico na comunidade do Lixo, em Cabo Frio, a ordem para atear fogo nos veículos. Segundo Freire, um dos criminosos seria da favela Barreira do Vasco, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.
Com os presos foi apreendido um galão cheio de gasolina. Os suspeitos foram encaminhados para a 25ª DP (Cabo Frio), onde prestarão depoimento.
- Presos deixam o Rio com destino ao presídio de Catanduvas
- Cabral pede apoio à Marinha para conter ataques no Rio
- TJ autoriza transferência de 8 presos do Rio para presídio no Paraná
- Suspeito recebeu R$ 200 para atear fogo em ônibus no Rio, diz polícia
- PM prende 13 em ações contra crime organizado no Rio
- Vai a 12 o total de mortos em operações da PM no Rio
- Presos do Rio devem ser transferidos para Rondônia