Ocorre na manhã deste sábado (08) a implantação da segunda Unidade Paraná Seguro (UPS) da região metropolitana de Curitiba, em São José dos Pinhais. A operação da Polícia Militar (PM) teve início às 6h e mobiliza 170 policiais militares e 28 guardas municipais, em 81 viaturas. A ação ocorre um mês depois da instalação da primeira UPS da RMC, em Colombo.
O comando da operação é feito pelo Tenente-Coronel Edson Hartmann, do 17º Batalhão. O efetivo da PM ocupa os bairros Guatupê, Ipê e Cristal. De acordo com Hartmann, uma primeira ação foi tomada na sexta-feira, pela manhã, em conjunto com a Polícia Civil. Em 15 pontos da região foram realizados cumprimentos de mandados de prisão. Quatro pessoas foram detidas e uma arma de fogo apreendida. A ocupação da região pelos 190 policiais, entretanto, só ocorreu na manhã deste sábado com o estabelecimento de seis pontos operacionais fixos. "Fizemos várias abordagens de veículos e pessoas. Nosso foco é a apreensão de armas e substâncias ilegais", diz o tenente-coronel. O grande efetivo deve permanecer no local, pelo menos, até a semana que vem. Não foi divulgado o total de policiais que permanecerão no local após a primeira etapa de implantação, nem o local exato de instalação.
Hartmann diz que a região foi escolhida por ter altos índices de homicídio em relação às outras áreas do município. Nos três bairros vivem em torno de 34 mil habitantes. No período de 12 meses, a região registrou 32 mortes violentas, de acordo com acompanhamento feito pela Polícia Militar.
Após os primeiros dias desta ação de ocupação, chamada congelamento, 30 policiais militares ficarão de forma permanente na área. A instalação oficial da UPS Grande Guatupê, pelo Governo do Estado, está marcada para a próxima terça-feira (11). A sede da unidade será na Avenida Rui Barbosa, n.º 1.900.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião