Em pouco mais de 16 horas da Operação Direção Segura, a Polícia Militar multou 15 motoristas por suspeita de dirigirem bêbados na cidade de São Paulo. Foi quase uma autuação por hora. É a primeira vez da Lei Seca no carnaval após ela ter sido implantada no ano passado para reduzir o número de acidentes de trânsito.
O balanço oficial da ação, que aplicou o teste do bafômetro, foi divulgado neste domingo (22).
A operação teve início às 14h de sábado 21 e terminou às 6h30 deste domingo. Foram multados os motoristas que, submetidos ao bafômetro, tiveram teor alcoólico acima do permitido.
A Operação Direção Segura da PM foi organizada na cidade desde a entrada em vigor da nova lei, em 2008, que prevê multa acima de R$ 900, apreensão do veículo e suspensão por um ano do direito de dirigir ao motorista que flor flagrado com 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue). Acima de 0,3 mg/l de álcool no ar expelido (ou 6 dg por litro de sangue), a punição prevê ainda detenção (de seis meses a três anos). Nos dois casos, o motorista que superar o limite de teor alcóolico permitido responderá por embriaguez ao volante.
De acordo com a PM, o balanço da ação apresenta os seguintes números:
- 15 pessoas autuadas por dirigir sob efeito de álcool.
- 720 pessoas abordadas;
- 395 pessoas submetidas ao teste de bafômetro;
- 391 veículos fiscalizados (carros e motos);
- 35 condutores autuados por infrações de trânsito diversas;
A Polícia Militar alerta que "bebidas alcoólicas e direção não combinam". Se for dirigir não beba, informa o órgão.