A Polícia Militar multou em R$ 12,3 mil o dono de uma área de 48 mil metros quadrados na região do Parque dos Búfalos, no Jardim Apurá, que foi invadida na semana passada.
A prefeitura prevê a construção de um parque com ciclovia e equipamentos como posto de saúde e escolas, além de um conjunto habitacional na região.
De acordo com a gestão Fernando Haddad (PT), o terreno invadido não faz parte do futuro empreendimento.
A multa refere-se ao dano ambiental causado por invasores do terreno de aproximadamente 48 mil m². Segundo a PM, uma floresta densa, parcialmente em área de proteção ambiental.
Segundo o tenente-coronel Décio José Aguiar Leão, houve retirada da vegetação para loteamento da área, com a derrubada de árvores, as quais não foram contabilizadas.
A PM não informou o nome do proprietário. A reportagem não conseguiu localizá-lo, mas apurou que o terreno é alvo de uma disputa judicial.
De acordo com a PM, o dono diz que um posseiro que ocupou a área por anos deve ser responsabilizado.
Conforme a Folha de S.Paulo mostrou nesta quinta-feira (23), invasores vigiam a área numa espécie de “invasão-fantasma” - não há barracos nem sem-teto dormindo por lá, mas apenas faixas que demarcam lotes.
O plano de Haddad no parque dos Búfalos provocou protestos de ambientalistas, que querem um parque, e não moradia, na área de manancial. O projeto acabou parando por determinação judicial.
Agora os ambientalistas temem que a nova ocupação, mesmo sem barracos, incentive outros sem-teto numa região relevante para preservação em tempos de crise hídrica.