Apreensão de armas em Campo Mourão aumenta 20% em 2008
As apreensões de armas em Campo Mourão, região Centro-Oeste do Paraná, tiveram aumento de 20% entre janeiro e julho deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos sete primeiros meses de 2008, as ações desencadeadas na cidade pela Polícia Militar (PM) resultaram em 41 armas retiradas de circulação.
O comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar (PM), tenente-coronel Antônio Aurélio Alves Chaves da Conceição, lançou na noite de sexta-feira (15) a Operação Cidade Limpa, que tem o objetivo de prevenir todos os tipos de crimes na cidade de Campo Mourão, na região Centro-Oeste do Paraná, através de reforço no trabalho policial. A ação está sendo realizada em conjunto entre a PM, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o Conselho Tutelar e fiscais da prefeitura municipal.
"Nossa intenção é reforçar o trabalho rotineiro que já fazemos, realizando ações em locais apontados pelo geoprocessamento como de maior necessidade da presença policial", disse Aurélio à Agência Estadual de Notícias.
Por volta das 20h várias equipes saíram para a operação para aumentar o efetivo nas ruas, em diversos bairros e no centro da cidade. O trabalho foi realizado também em municípios vizinhos. "Ao longo deste ano, a Polícia Militar vem colhendo bons frutos no combate a criminalidade, seja na prisão de criminosos ou no apoio a outros órgãos policiais, isso porque o nosso comprometimento com a redução da criminalidade é fato constatado por vários segmentos da sociedade local", disse o tenente-coronel.
Ele destacou que, embora as autoridades da área da segurança pública estejam realizando as ações necessárias, com resultados que considera expressivos, a população, que também faz a sua parte, deve continuar colaborando. "Temos recebido o apoio dos moradores locais, que nos repassam denúncias que resultam em prisões de acusados", contou o comandante.
Em apenas um dia desta semana, denúncias levaram a prisões e apreensões de oito suspeitos de envolvimento com crimes contra o patrimônio. "Alguns deles vinham agindo há alguns dias. Um menino de 15 anos, por exemplo, admitiu vários furtos com arma de brinquedo", destacou.
Denúncias
Segundo Aurélio, quando a comunidade se envolve e auxilia na resolução dos problemas de segurança pública, o resultado sempre será positivo. Ele lembrou que, ao perceber movimentação de pessoas estranhas nas proximidades de casa ou do trabalho, os moradores ou comerciantes devem acionar a PM através do telefone de emergência 190. "Estas informações são muito importantes para o trabalho da Polícia Militar e de outros órgãos". Outro meio para repasse de informações é o 181 (Narcodenúncia).
Em Campo Mourão, a PM também disponibiliza para a comunidade o telefone (44) 3525-3013, sem necessidade do denunciante se identificar.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião