A PM usou gás de pimenta para dispersar o público que tentava entrar no parque da Independência, em São Paulo, para assistir ao show do grupo escocês Franz Ferdinand, que encerra a 16ª edição do Cultura Inglesa Festival, no fim da tarde deste domingo (27).
Os portões foram fechados por volta das 17h50 quando atingiu a lotação de 20 mil pessoas.
Pessoas que estão na fila para entrar no parque da Independência relatam que a Polícia Militar fechou os portões e disparou gás pimenta. Há relatos de pessoas passando mal, tossindo, com falta de ar e com sensação de queimação no rosto.
O estudante Thamys Porto, 18, foi um dos atingidos pelo gás de pimenta quando tentava entrar no parque acompanhado de uma amiga. "A gente estava na fila e tinha muita gente empurrando. A polícia tentou bloquear a passagem, mas não conseguiu. Os próprios policiais tiraram a grade e tentaram fazer uma barreira humana, mas não conseguiram e jogaram gás na gente", disse.
Thamys e a amiga Carol afirmam que estão com o rosto "queimando" e não conseguem abrir os olhos completamente, além de sentirem falta de ar. Eles procuraram atendimento médico, mas não encontraram.
Porto chegou ao parque às 11h e saiu no começo da tarde para comprar comida, já no local não há nenhum tipo de alimentação disponível.
Pelo Twitter, a organização do festival informou que a PM estava reorganizando a fila e que existe a possibilidade de os portões reabrirem.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora