Atualizado em 08/08/06 às 19h40
Equipes da Polícia Militar saíram às ruas logo após a denúncia do Paraná TV que flagrou dois soldados furtando um som de carro no Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba. O local ganhou o reforço de carros da polícia e muitas pessoas que estavam paradas nas ruas e em bares foram revistadas. Entretanto, duas horas depois da reportagem, tudo estava como antes, ruas sem policiamento e mais um vidro quebrado na calçada, sinal de outro arrombamento.
O descaso da segurança pública e ação dos policiais provocou a indignação de comerciantes. "Você fica revoltado com policiais sendo flagrados fazendo trabalho de bandido", desabafou Alberico Nascimento, que faz parte do conselho comunitário de segurança da região.
O ParanáTV mostrou na edição de segunda-feira (7), com exclusividade, a ação do PM e de outros bandidos no Largo da Ordem, um dos pontos turísticos mais movimentados da capital.
As imagens mostraram a ação de bandidos, com flagrantes de ladrões que atacam em série quebrando vidros e entortando portas dos carros para retirar aparelhos de som e outros acessórios.
Em quase todos os casos, os bandidos são os mesmos. Na reportagem, eles não foram identificados porque podem ter menos de 18 anos, mas são jovens bem vestidos, que agem sempre no mesmo lugar.
Policial bandido
A cena, flagrada pela reportagem, mostra o exato momento em que a viatura de número 6333 do Policiamento Ostensivo Volante (Povo) pára ao lado de um veículo aberto. Os policiais descem da viatura e, com uma laterna, um deles começa a olhar para dentro do veículo. O que parecia ser uma preocupação se transformou em crime.
Durante vários minutos, os dois ficam vigiando a rua e o carro, até que um policial entra e retira o aparelho de som do painel. Assim como os arrombadores, a ação é rápida. Em segundos, ele sai com o som escondido embaixo de uma prancheta.
Em seguida, vai para dentro da viatura, deixa o som e devolve a prancheta para o outro policial. Depois o carro é revistado novamente por vários minutos e o mesmo policial que levou o som retira mais um objeto de dentro do carro e leva para a viatura.
Reação
Poucos minutos depois que a reportagem foi ao ar, o cenário na área mudou. As ruas, antes sem patrulhamento, começaram a ficar cheias de carros de polícia e de policiais revistando quem estava circulando pelo local e também nos bares.
Mas duas horas depois, tudo voltou a ser como antes os policiais foram embora e, nas calçadas, mais vidros quebrados, sinal de que outros motoristas também saíram no prejuízo.
Prisão
Na manhã desta terça-feira, o setor da Comunicação Social da Polícia Militar informou que os dois soldados flagrados foram presos.
Nova denúncia
Alguns comerciantes e moradores da região afirmaram nesta terça que os policiais estão cobrando dinheiro dos ladrões para que eles possam agir livremente. A negociação é chamada de "pedágio" por um dos comerciantes entrevistados, que não quis se identificar temendo represálias.
Interatividade:
Você fica tranqüilo quando deixa seu carro estacionado no Centro de Curitiba? Você está satisfeito com o policiamento na capital? Dê sua opinião. Participe do fórum
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião