Um som estranho chamou a atenção de policiais rodoviários federais no atendimento de um acidente, na madrugada de ontem, perto de Ponta Grossa (Campos Gerais). Dentro de um carro que colidiu na traseira de um caminhão no quilômetro 490 da BR-376. Ao abrir o porta-malas do Santana, os policiais encontraram 961 pássaros silvestres amontoados e presos em caixas de papelão e de leite longa vida. Havia canários-da-terra, piNtassilgos, azulões e até uma gralha azul, pássaro símbolo do Paraná.
O condutor do veículo, Jorge Pedro da Silva, sofreu ferimentos e foi encaminhado ao Hospital Municipal de Ponta Grossa. Após o atendimento médico, foi conduzido à delegacia para prestar depoimento. Segundo o sargento Carlos Alberto Lange, as aves foram capturadas na região metropolitana de Curitiba e seriam revendidas no estado de São Paulo. Silva assinou termo circunstanciado por crime ambiental e foi multado em R$ 480 mil (R$ 500 por cada um dos pássaros apreendidos).
Cerca de 140 pássaros morreram devido às péssimas condições de transporte. A maioria foi solta pela polícia ambiental no Parque de Vila Velha.