A Polícia Militar Ambiental de Piracicaba, 168 Km de SP, apreendeu aproximadamente duas toneladas de peixes nesta segunda-feira à noite, na cidade de Anhembi, vizinha a Piracicaba. A apreensão ocorre às vésperas do início da piracema, período de desova dos peixes em que fica proibida a pesca. A medida começa a valer a 0h desta terça-feira e segue até o dia 28 de fevereiro.
A carga de peixe estava em um caminhão e seguiria para o Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo), na capital paulista. De acordo com a polícia, o motorista possuía notas fiscais de apenas 600kg dos peixes e muitos dos pescados estavam em tamanho irregular. O transporte também era de forma inapropriada. Uma outra pessoa também foi detida. A tática, conhecida como "escoagem", é feita próxima ao período da piracema, para que um maior volume de peixes seja colocado à venda.
"Recebemos a informação de que o caminhão deixaria a vila de pescadores Tanquã, em Piracicaba, com os pescados, e buscariam outra parte em Anhembi. Eles foram pescados no Rio Piracicaba e também no Tietê", diz o soldado Eli José Albuquerque Filho.
O caso será registrado, durante a madrugada, no plantão policial de Anhembi. O delegado responsável pelo caso poderá arbitrar fiança aos dois homens detidos. A destinação da carga apreendida ainda não foi definida, mas em outras operações semelhantes os peixes foram encaminhados ao zoológico de Piracicaba.