Cerca de 15 toneladas de fio de cobre e alumínio foram apreendidas pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) na manhã de ontem. A fiação foi encontrada em um barracão na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Segundo o delegado do Cope, Francisco Caricatti, a apreensão representa cerca de um terço dos cabos roubados em todo o estado. Duas pessoas foram presas acusadas de receptação.
O proprietário do barracão da empresa de sucata, Ednílson de Toledo, 33 anos, e o gerente, Elias do Rego, 38, foram levados para o Cope, onde foram ouvidos. Para Caricatti, Toledo pode ser um dos maiores receptadores de fios de cobre do Paraná.
"Essa é com certeza uma das maiores apreensões de fios já realizadas. Encontramos até transformadores de energia elétrica no local. É muito material apreendido", disse o delegado. De acordo como Cope, os fios são de empresas de telefonia celular e da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). Técnicos estiveram no barracão e confirmaram que os cabos apreendidos pertenciam às empresas.
Na último dia 19, o Cope lacrou outra empresa de sucata, no Capão Raso, também em Curitiba. "Ao todo já foram mais de 40 toneladas apreendidas neste ano", afirma Caricatti "É um crime que, teoricamente, não oferece muito risco ao criminoso e dá algum razoável retorno financeiro para quem rouba e para o receptador", finalizou.