Em menos de três dias a polícia apreendeu cerca de 18 quilos de crack em duas abordagens na região Noroeste do Paraná. Além da semelhança regional, o que chama a atenção é a presença de jovens e até adolescentes que são usados para tentar despistar a polícia.
No início da tarde desta segunda-feira, a Polícia Civil apreendeu pouco mais de 14 quilos de crack e 200 quilos de veneno na BR-369 na praça de pedágio do município de Floresta, entre Campo Mourão e Maringá, região Noroeste do Paraná. Duas pessoas foram presas. A droga apreendida, segundo a polícia, renderia 57 mil pedras de crack - avaliado em R$ 800 mil.
A droga, de acordo com a polícia, estava sendo transportada de Guaíra para São Paulo. Paulo Sérgio de Souza, 35 anos, e Deonísia Voltolini, de 49, foram presos. O filho de Deonísia, de 13 anos, que estava no veículo usado para fazer o transporte da droga, foi apreendido e mais tarde liberado. Segundo a polícia, Deonísia ganharia mil reais para fazer a viagem.
O veneno foi apreendido uma hora mais tarde, por volta de 13h. A carga foi encontrada num caminhão estacionado em um posto de gasolina em Guaíra. O produto estava embaixo da cabine. Segundo a polícia, não havia motorista, mas Souza, que estava dirigindo a caminhonete com o crack, é o dono do caminhão.
O casal será indiciado por tráfico de drogas e associação para o tráfico e poderão pegar de cinco a 15 anos de prisão. Os dois veículos utilizados no transporte tanto da droga quanto do veneno foram apreendidos pela polícia.
Outra apreensão
Na tarde desta segunda-feira, a Polícia Militar de Maringá, no Noroeste, divulgou a apreensão de 4,3 kg de crack - feita no sábado (12). Segundo a PM, a droga que iria de Foz do Iguaçu, no Oeste, para Maringá, renderia aproximadamente 22 mil pedras da droga, resultando num lucro de R$ 220 mil aos traficantes.
O crack estava escondido dentro de bexigas plásticas e colocado dentro do tanque de combustível de um veículo. Um adolescente de 13 anos e duas crianças, de 10 e 7 anos de idade, que viajavam no carro onde a droga foi encontrada, foram encaminhados ao Conselho Tutelar.