Foz do Iguaçu Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) apreenderam no fim de semana 28 toneladas de maconha em um assentamento de sem-terras conhecido como "Chino i", situado no distrito de Itakyry, a 80 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu.
No local, onde funcionava uma fábrica de carvão vegetal de fachada, a droga era prensada e embalada para ser trazida ao Brasil. Três homens foram presos e outros dois estão sendo procurados. A apreensão foi considerada uma das maiores já registradas no Paraguai.
Os agentes paraguaios disseram que a droga era misturada com carga de carvão vegetal na tentativa de burlar a fiscalização na fronteira brasileira. Um dia antes da apreensão, realizada na última sexta-feira, a Polícia Federal brasileira já havia retido em Guaíra, fronteira com Salto del Guairá, Paraguai, 3,3 toneladas de maconha. A droga também misturada em carga de carvão. A maconha estava sendo transportada em um caminhão que chegou ao Brasil pela balsa, passando pelo Lago de Itaipu. Agente da Polícia Federal em Guaíra, Adriano Apoluceno diz que a tática de misturar maconha ao carvão é recente.
A estrutura montada no assentamento chamou a atenção dos agentes paraguaios. A quadrilha usava troncos de árvores para prensar a droga e pintava de verde o teto das cabanas a fim de camuflar a estrutura utilizada para o tráfico e evitar a identificação do aparato durante vistoria aéreas.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora