Cerca de 250 caranguejos foram apreendidos por policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), no Parque do Boguaçu. O parque, que fica em uma Área Proteção Ambiental, em Guaratuba, está dentro da Operação Verão Paraná com patrulhamentos aquáticos.
Dois pescadores foram abordados em uma embarcação com quatro sacos considerados suspeitos pela polícia. Dentro, haviam 253 caranguejos capturados ilegalmente na área de preservação do parque. Os pescadores foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil de Guaratuba e os animais foram soltos novamente no mangue, seu habitat natural.
O crime de capturar crustáceos, não importando o tamanho, em áreas de conservação é previsto na Lei 9.605 de Crimes Ambientais. Em locais que não sejam de preservação pode-se capturar caranguejos machos com carapaça maior que 7 cm.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 643 03 04 da Polícia Ambiental.