Uma operação da Polícia Civil para combater a venda de produtos ilegais no centro de São Paulo resultou na prisão de duas pessoas e na apreensão de cerca de dois milhões de itens. A operação começou ontem e continuou durante o dia de hoje. Foram carregados quatro caminhões com um total de 70 toneladas de produtos.
As duas pessoas foram presas em flagrante ontem, uma delas pela produção de produtos pirateados e falsificados e a outra pela comercialização. Um dos presos era estrangeiro ilegal e poderá ser expulso do País por falta de documentação.
De 13 estabelecimentos vistoriados, nove foram interditados pelo Departamento de Controle Urbano (Contru). Eles apresentavam irregularidades na segurança e manutenção dos imóveis. Seis proprietários foram intimados a regularizarem as pendências detectadas em até sete dias. Se o prazo estipulado não for obedecido, serão cobradas multas adicionais.
Os produtos contrabandeados foram encaminhados a depósitos da Receita Federal. Já os produtos piratas ou falsificados foram levados ao Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado da Polícia Civil (Deic). Óculos, bolsas, bonés, carteiras e guarda-chuvas representam a maior parte das apreensões.