Policiais civis de Pinhais e agentes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) continuam em busca dos detentos que fugiram da Delegacia de Polícia do município na tarde deste sábado (1º). Trinta e oito presos escaparam da carceragem da delegacia por volta das 17h30min, após render o policial que estava de plantão.
Até o momento, 12 foram recapturados. Na fuga, os presos levaram uma pistola do policial rendido, duas escopetas calibre 12 da delegacia e um veículo descaracterizado da polícia, que foi encontrado abandonado na região uma hora depois.
A Delegacia de Polícia de Pinhais tem capacidade para abrigar 16 detentos. Ontem à tarde, porém, 78 homens estavam detidos na unidade. O presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Paraná (Sipol), Roberto Ramires, informou que esteve na delegacia após a fuga, para verificar as condições da unidade. Segundo ele, a fuga é consequência direta de dois problemas que afligem as delegacias do estado: a superlotação nas carceragens e a falta de efetivo. No momento da fuga, havia apenas um policial no local.
"A delegacia está em péssimas condições. O policial que foi rendido está vivo por um milagre de Deus", afirmou.
Ramires disse que o Sipol vai solicitar na Justiça, na próxima semana, a interdição imediata da delegacia, devido à falta de policiais.
Denúncias
Agentes da Delegacia de Pinhais informaram à reportagem que o delegado responsável pela unidade, Fábio Amaro, irá se pronunciar sobre o caso somente nesta segunda-feira.
Denúncias anônimas sobre o paradeiro dos detentos podem ser feitas diretamente no telefone (41) 3667-1598, da delegacia.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião