Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fazenda Rio Grande

Polícia Civil fecha fábrica de CDs e DVDs piratas

Paula Lima solta a voz na capital, nesta terça | Divulgação/Angélica Fenley Belich Assessoria em Comunicação
Paula Lima solta a voz na capital, nesta terça (Foto: Divulgação/Angélica Fenley Belich Assessoria em Comunicação)

Uma pequena fábrica de CDs e DVDs piratas foi fechada em Fazenda Rio Grande, cidade da região metropolitana ao sul de Curitiba. A Polícia Civil apreendeu 3,1 mil DVDs e cerca de mil CDs falsificados, além de 45 mil capas de filmes. Também foram encontrados 18 gravadores de DVD e 11 de CD, três impressoras e outros equipamentos que eram usados para a cópia de produtos originais.

Segundo a polícia, o dono de todo o material era Martinho Oliveira dos Santos. Ele e mais quatro funcionários passavam o dia fabricando cópias de filmes e discos obtidos no Paraguai. "É difícil hoje trazer muita coisa do Paraguai", diz o superintendente da delegacia de Fazenda Rio Grande, Valdir Bicudo. "Por isso eles traziam apenas as matrizes de lá e faziam as cópias aqui."

De acordo com Bicudo, a prisão de Martinho foi resultado de uma investigação que começou nos camelôs que vendem os discos. Perguntando para eles de onde vinha o material, os policiais chegaram a uma videolocadora. Lá, conseguiram a informação sobre o ponto de origem das falsificações. Era uma casa na Rua Malta, no Conjunto Nações 2.

Depois disso, os policiais fizeram uma vigília em frente à casa de Martinho. Ele foi preso quando saía para distribuir o material em seu carro, um Gol. Segundo a polícia, Martinho confessou o crime no depoimento. Ele deverá responder pelo crime de pirataria, previsto em lei, e que pode dar de dois até quatro anos de reclusão. Os funcionários de Martinho estão em liberdade e ainda serão ouvidos pela polícia. Dependendo do grau de envolvimento que for apurado, eles poderão ser processados pelo mesmo crime.

O material apreendido na casa de Martinho está empilhado em um corredor e um banheiro da delegacia. Lá, é possível encontrar de tudo: desde sucessos que ainda nem chegaram às locadoras, como Rocky Balboa, com Silvester Stallone, passando por produções que passaram recentemente nos cinemas, como Dois Filhos de Francisco e Código da Vinci até filmes de pornografia. Há títulos nacionais, estrangeiros, shows de bandas internacionais e CDs de duplas sertanejas. Também foram encontradas 95 fitas-cassete.

Em seu depoimento, Martinho teria afirmado que o equipamento que ele tinha em casa era suficiente para fazer 50 cópias de DVD em poucos minutos. Ele tinha dois gabinetes de computador lotados de drive para gravação de filmes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.