Uma denúncia anônima levou o GDE (Grupo de Diligências Especiais) da Polícia Civil a realizar a maior apreensão de cocaína já feita pela SDP (Subdivisão Policial) de Cascavel. O chileno German Enrique San Martin Silva foi preso na madrugada desta segunda transportando 69,5 quilos da droga escondidos dentro do tambor de ar do caminhão Scania placas KBW-3637, de Juranda (PR).
A polícia fez a abordagem do veículo na BR-277, no trevo de acesso ao município de Vera Cruz do Oeste. Depois de duas horas de vistoria, o entorpecente foi localizado e o motorista preso em flagrante. Para a polícia, o caminhoneiro disse que desconhecia a existência da droga, avaliada em R$ 2 milhões.
O delegado Amadeu Trevisan Araújo informou que a droga foi carregada em Foz do Iguaçu e seria levada para Criciúma (SC). A polícia suspeita que de lá poderia ser encaminhada para o Chile ou até mesmo outros países. A dona do caminhão, identificada como Lia Priscilla Benites, também será investigada. A polícia ainda não sabe qual é a nacionalidade da mulher, mas não descarta a hipótese de este ser um nome falso.
Segundo a polícia, o caminhão transportava um carregamento de ferros para a construção civil, mas pelo estado da carga o material não era removido há muito tempo. "Presume-se que outras viagens foram realizadas utilizando-se da mesma estratégia", afirma o delegado. A droga e o caminhão foram levados para a 15ª SDP em Cascavel.