A Polícia Civil de São Paulo concluiu nesta segunda-feira, após 61 dias de investigação, o inquérito sobre a morte da advogada Mércia Nakashima. O delegado Antonio de Olim, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) ainda pediu a prisão preventiva do ex-namorado de Mércia, o advogado Mizael Bispo de Souza, principal suspeito do crime. O inquérito será entregue nesta terça-feira (26) ao Ministério Público de Guarulhos, na Grande São Paulo.
Para Olim, a advogada foi morta por Mizael com a ajuda do vigia Evandro Bezerra Silva. O inquérito tem 1,5 mil páginas. Em um dos volumes estão as informações sigilosas: as ligações dos seis telefones do policial aposentado Mizael Bispo de Souza, dos celulares do vigilante Evandro Bezerra Silva e de Mércia Nakashima.
A quebra de sigilo telefônico mostrou que Mizael e Evandro se falaram 16 vezes no dia 23 de maio, dia em que Mércia desapareceu. A primeira ligação foi às 10h04m. Logo em seguida, Evandro e Mizael se encontraram perto da estrada que liga Guarulhos a Nazaré Paulista, ambas na Grande São Paulo.
O celular de Evandro e o rastreador do carro de Mizael mostram que eles ficaram por meia hora naquele lugar. Os dois voltaram a se falar por telefone mais 15 vezes até o horário em que Mércia desapareceu. Para a polícia, os telefonemas colocam os suspeitos no local do crime.
"O cerco estava marcado. Segundo o Evandro, eles mesmos pegaram ela por ali e saíram com a Mércia na direção à represa de Nazaré Paulista, onde ela foi jogada", diz Olim.
No último depoimento que prestou a polícia, Evandro Bezerra confirmou que Mizael ficou observando a casa da avó de Mércia no dia do crime.
Os laudos do Instituto de Criminalística (IC) ainda não ficaram prontos, mas a perícia diz que uma segunda bala foi encontrada no carro de Mércia Nakashima. A polícia ainda não sabe se esse foi o mesmo projétil que atingiu a vítima no maxilar.
O advogado de Mizael, Sammir Haddad Júnior, disse que já esperava pelo indiciamento de seu cliente. O defensor disse que vai levar à polícia nesta terça-feira o nome e a foto de um homem que teria envolvimento no assassinato de Mércia Nakashima.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora