A polícia conseguiu controlar um início de rebelião no Centro Integrado de Atendimento a Adolescentes Infratores (Ciaadi) na tarde desta segunda-feira em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná.
O início de motim terminou com destruição de parte de uma ala do complexo. O tumulto foi organizado por internos que freqüentavam de aulas do ensino fundamental e foi controlado somente com a intervenção de duas equipes do 14o Batalhão da Polícia Militar (BPM).
Segundo a versão oficial, não houve motivo para a revolta ser deflagrada. Não foi permitido contato da imprensa com os rebelados.
De acordo com o aspirante José Antonio da Silveira Jr, que coordenou a ação policial, os adolescentes usaram instrumentos pontiagudos e porretes feitos com pedaços de carteiras para resistir à ordem de se render. Sem acordo, a PM deu tiros de advertência com balas de borracha para render os menores e invadir o prédio.
De acordo com o diretor do Ciaadi em Foz, Roberto Bassan Peixoto, não houve feridos. O grupo foi encaminhado ao setor médico para fazer exame de corpo delito para comprovar a integridade dos jovens. Após a análise, seriam isolados em celas individuais. A unidade tem capacidade para 120 internos e comportava no início da rebelião com 104 adolescentes.Veja em vídeo a chegada dos policiais no momento do início do motim.