Sem-terra invadem fazenda em Ibema
Um grupo de 60 famílias invadiu, na manhã desta terça-feira (15), uma área particular às margens da BR-277 em Ibema, município próximo a Cascavel, no Oeste do Paraná.
A idéia dos integrantes do Movimento Sem-Terra (MST) é reunir duas mil pessoas no local. Leia reportagem completa
Os trabalhos de reintegração de posse da Fazenda Montes Verdes, em Jundiaí do Sul, no Norte do Paraná acontecem de forma pacífica na tarde desta terça-feira (15). A Polícia Militar começou a cumprir a ordem judicial nas primeiras horas da manhã. Devem ser retiradas 350 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (Mast).
A previsão da polícia era de que o trabalho estivesse finalizado até as 18h, porém a dificuldade de locomoção na área de 1.369 hectares deve atrasar a conclusão. As famílias chegaram ao local em julho de 2006 e já construíram casas de madeira, que estão sendo derrubadas pela policia. Os sem-terra estão deixando a fazenda e montando barracas de lonas na estrada, em frente à propriedade. Nas últimas semanas, o clima na propriedade rural foi tenso, pois os sem-terra prometiam resistir a uma possível desocupação. O grupo reclamava que havia feito investimentos em lavouras de milho, feijão e arroz confiando na desapropriação.
Mas segundo um dos donos da fazenda, o botânico João Henrique da Silva Carneiro, a área não pode ser desapropriada porque cerca de 30% dela é coberta por mata nativa, que serve como fonte de pesquisa científica para universidades e institutos como o Jardim Botânico de Curitiba.
Carneiro tem inclusive um documento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de março de 1998, que garante que a área não pode ser desmembrada para fins de desapropriação.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora