Fêmea de chimpanzé com filhote: "assassina por natureza" ou por graça das circunstâncias?| Foto: Reuters/Arquivo

Sem-terra invadem fazenda em Ibema

Um grupo de 60 famílias invadiu, na manhã desta terça-feira (15), uma área particular às margens da BR-277 em Ibema, município próximo a Cascavel, no Oeste do Paraná.

A idéia dos integrantes do Movimento Sem-Terra (MST) é reunir duas mil pessoas no local. Leia reportagem completa

CARREGANDO :)

Os trabalhos de reintegração de posse da Fazenda Montes Verdes, em Jundiaí do Sul, no Norte do Paraná acontecem de forma pacífica na tarde desta terça-feira (15). A Polícia Militar começou a cumprir a ordem judicial nas primeiras horas da manhã. Devem ser retiradas 350 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (Mast).

Publicidade

A previsão da polícia era de que o trabalho estivesse finalizado até as 18h, porém a dificuldade de locomoção na área de 1.369 hectares deve atrasar a conclusão. As famílias chegaram ao local em julho de 2006 e já construíram casas de madeira, que estão sendo derrubadas pela policia. Os sem-terra estão deixando a fazenda e montando barracas de lonas na estrada, em frente à propriedade. Nas últimas semanas, o clima na propriedade rural foi tenso, pois os sem-terra prometiam resistir a uma possível desocupação. O grupo reclamava que havia feito investimentos em lavouras de milho, feijão e arroz confiando na desapropriação.

Mas segundo um dos donos da fazenda, o botânico João Henrique da Silva Carneiro, a área não pode ser desapropriada porque cerca de 30% dela é coberta por mata nativa, que serve como fonte de pesquisa científica para universidades e institutos como o Jardim Botânico de Curitiba.

Carneiro tem inclusive um documento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de março de 1998, que garante que a área não pode ser desmembrada para fins de desapropriação.