Policiais civis e militares terão de cumprir amanhã dezenas de mandados de prisão, busca e apreensão durante a primeira fase de ocupação do Complexo da Maré, zona norte do Rio. Vizinho ao conjunto de favelas, o Alemão também é alvo da operação -apesar de estar ocupado pela polícia há quase quatro anos.
Os mandados foram expedidos pelo juiz da 39ª Vara Criminal da capital Ricardo Coronha Pinheiro e é válido para áreas das favelas Nova Holanda e Parque União, dominadas pela mesma facção criminosa do Complexo do Alemão, o Comando Vermelho (CV).
Segundo o promotor Alexandre Graça, que deu parecer favorável aos pedidos de prisão, busca e apreensão feito pela Polícia Civil, foram feitas nesses últimos meses seis denúncias, que envolvem dezenas de criminosos.
Entre os procurados estão o traficante Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, apontado como chefe do tráfico no Alemão, e Fabiano Santos de Jesus, o Zangado, braço direito do chefe do tráfico de 11 das 15 favelas da Maré. Ao todo cada um tem mais de 10 mandados de prisão expedidos, por crimes diversos.
"Todos os agentes envolvidos na operação podem cumprir os mandados expedidos pela Justiça é só ter os documentos em mãos", disse Graça.
A operação de hoje é resultado de um inquérito policial da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), que investiga o tráfico na Nova Holanda, no Parque União e no Alemão há um ano. Pelo menos nove delegados devem acompanhar a ação.
Neste sábado (29) policiais militares cercam desde cedo as principais vias de acesso à Maré, na avenida Brasil, Linhas Vermelha e Amarela. Até as 13h, não havia informações de confrontos.