Policiais do 3º Batalhão da Polícia Ambiental (3º BPAmb) realizaram ontem e hoje a Operação Costa Sul de São Sebastião (SP), com a finalidade de prevenir e detectar ocupações habitacionais irregulares no Parque Estadual da Serra do Mar e entorno. No total, 35 homens participaram da operação, contando com o apoio de 15 viaturas e um helicóptero Águia da Polícia Militar (PM).
De acordo com um policial do Batalhão, diversas irregularidades foram detectadas e registradas, mas até as 19 horas de hoje, os participantes da operação ainda não haviam retornado para apresentar um balanço geral, o que deve ocorrer somente na próxima segunda-feira. O mesmo policial afirmou que até o final da tarde de hoje ninguém havia sido preso.
Além da ocupação irregular, também estavam no alvo dos policiais o combate a outros crimes ambientais como caça ilegal e extração mineral que são proibidos em áreas de conservação, podendo resultar em pena de até quatro anos de reclusão. A operação constou da incursão dos militares a pé, em áreas degradadas, contando com o monitoramento do helicóptero, que fazia o sobrevoo.
"Qualquer atividade, seja de caça, pesca, ocupação habitacional ou extração mineral irregulares, entre outros delitos, está tipificada na Lei de Crimes Ambientais que prevê multa e reclusão", explicou o tenente Anderson Barbosa Casado, oficial de assuntos civis do 3º BPAmb. A pena, segundo o oficial, varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa. Em áreas de conservação como o Parque da Serra do Mar essa pena sobe para até quatro anos de prisão.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora