Uma festa organizada por integrantes de uma facção criminosa do Maranhão terminou na noite desta sexta-feira (16) com a prisão de 78 pessoas, em São Luís. Os suspeitos - 47 homens e 31 mulheres - foram levados de ônibus de uma casa no Parque Timbiras, onde faziam a festa, para a Seic (Superintendência Estadual de Investigações Criminais).

CARREGANDO :)

Do total de detidos, 37 foram encaminhados ao Centro de Detenção de Pedrinhas. Eles foram indiciados por tráfico de drogas e organização criminosa. A maioria dos apreendidos era formada por menores, que foram levados à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, onde serão avaliados individualmente.

Na casa onde a festa era realizada, foram encontrados uma pistola calibre 7,65 com carregador e munição intacta, uma cartucheira calibre 22, além de 15 facas de serra, quatro peixeiras e dois facões.

Publicidade

Entre as drogas encontradas, segundo a polícia, havia 92 trouxinhas plásticas com uma substância que aparentava ser crack, nove vidros com substância líquida aparentando ser "loló" (espécie de lança-perfume) e um saco plástico com 88 pequenos frascos de vidro vazios. Foram apreendidos também dois pacotes de maconha e três cachimbos artesanais.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, a PM recebeu a denúncia sobre a festa de um informante. A prisão faz parte de uma operação de combate ao crime chamada Restauração, que acontece desde o ano passado.

Em 2014, 192 prisões foram efetuadas em ações semelhantes em São Luís. Em dezembro, cerca de 130 pessoas foram detidas em outra festa na Vila Lobão, suspeitas de também integrarem uma facção criminosa.