O governo do Paraná vai oferecer recompensa para quem contribuir com informações ou provas na elucidação de crimes e na localização de foragidos da Justiça. A informação é da Gazeta do Povo. A votação final do projeto de lei que autoriza a criação do programa será realizada nesta quarta-feira, na Assembléia Legislativa. Na terça, a proposta foi aprovada em segunda discussão, por unanimidade.
A idéia do governo é criar um fundo de estímulo à Segurança Pública, composto através de doações de pessoas físicas e jurídicas. O valor que será pago por informações prestadas à polícia ainda não está definido e só deve ser fixado depois que o projeto for sancionado e a lei regulamentada.
O governo espera que a recompensa estimule a comunidade a combater a violência, através da denúncia. O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, disse que o estado sozinho não dispõe de estrutura para investigar e resolver o grande número de delitos que são registrados diariamente. "A lei é uma ferramenta a mais no combate ao crime. Quanto mais provas, mais fácil será colocar os criminosos dentro das cadeias", afirmou.
A medida foi baseada em projeto semelhante adotado pelo governo de São Paulo, onde a gestão do fundo é feita pela Secretaria de Segurança e há um limite máximo de recompensa, no valor de R$ 50 mil.
Leia a reportagem completa na Gazeta do Povo
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora