Pelo menos 100 aparelhos de narguilé foram apreendidos na madrugada deste domingo (1º) em duas festas realizadas em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná. A ação foi desencadeada pelo Conselho Tutelar, Guarda Municipal e Polícia Militar, após denúncia anônima. A primeira intervenção ocorreu na chamada Noite do Top Less, festa realizada no bairro Aparecidinha. Em seguida, a equipe foi até o bairro Porto Meira, palco da festa Berrpong. Os dois eventos reuniam cerca de 800 jovens que foram revistados e obrigados a deixar os locais.
As festas, onde adolescentes fumavam narguilé e ingeriam bebidas alcoólicas, não tinham alvará, segundo o Conselho Tutelar. "As duas festas não tinham alvará e por ser proibido o uso do narguilé tomamos as providências", diz o conselheiro Gabriel Rugoni Machado.
O conselheiro explica que o uso do narguilé em locais público é proibido conforme Lei Estadual nº 16239 de 29 de setembro de 2009 e a Lei Municipal 3621 de 29 de outubro de 2009, na qual, no artigo 1º., está proibida a venda de narguilé e o uso em locais públicos para quem tem menos de 18 anos. Os aparelhos de narguilés foram encaminhados ao Conselho Tutelar. Esta foi a maior apreensão de narguilé em uma só noite registrada em Foz do Iguaçu.