A Polícia Civil do Rio de Janeiro encerrou, na madrugada deste sábado (9), a reconstituição do tiroteio que terminou com a morte do menino Juan Moraes, de 11 anos, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Os trabalhos de reconstituição no local do crime tiveram início na manhã de ontem e foram divididos em duas etapas.
No final dos trabalhos, a equipe de peritos e os advogados dos policiais deixaram o local sem falar com a imprensa. O advogado Édson Ferreira, no entanto, afirmou que seus clientes são absolutamente inocentes e que só souberam da morte de Juan pela imprensa.
Apesar da incursão policial na Favela Danon ter ocorrido à noite o diretor da Polícia Técnica, Sérgio Henriques, explicou que, em termos de apresentação de um laudo, fotos em período diurno são importantes. Os quatro policiais envolvidos na operação e que foram afastados pelo Comando Geral da PM, além de outros três que estavam próximos ao local, compareceram na fase noturna da reconstituição.
A segunda etapa dos trabalhos, que durou quatro horas e só terminou nesta madrugada, contou com a participação de Wanderson dos Santos de Assis, de 19 anos. Amigo do garoto morto, Wanderson também estava no local do tiroteio e foi baleado, assim com o irmão de Juan, Wesley, de 14 anos, que não apareceu. Tanto ele quanto Wanderson, que estava de muletas e encapuzado, estão no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte.
Juan de Moraes, de 11 anos, desapareceu na noite do dia 20 de junho, durante um confronto entre os PMs do 20º Batalhão e traficantes. Um suspeito foi morto pelos policiais, enquanto que Wanderson e Wesley teriam sido atingidos por balas perdidas. Wesley afirmou que o irmão também havia sido baleado, mas os PMs negaram ter visto o garoto no local.
O corpo de Juan foi encontrado dez dias depois, no Rio Botas, em Belford Roxo, a 18 quilômetros do local onde foi avistado pela última vez. Mas a confirmação de que se tratava mesmo do menino só veio na quarta-feira, 6, após a divulgação do resultado de exames de DNA. Isto porque, inicialmente, uma perita disse que se tratava do corpo de uma menina.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora