Armas e aves silvestres foram localizadas numa residência no bairro Canoas, em Teresópolis, na Região Serrana, nesta sexta-feira. Agentes da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) chegaram ao local após denúncias sobre construção irregular no Parque Estadual dos Três Picos (PETP), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
A construção irregular estava situada na localidade de Subaio, dentro dos limites da unidade, conforme constatado pela fiscalização. No local da obra, os policiais viram um cartucho deflagrado, o que despertou as suspeitas. Na casa do responsável pela obra, em Canoas, encontraram Trinca-Ferros, Maritacas e Curiós. O responsável foi levado para a delegacia para o registro da ocorrência.
De acordo com a administração do PETP, a região onde foram encontradas as armas tem sofrido com os caçadores. Outros setores da unidade, que abrange áreas de Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Friburgo, Silva Jardim e Guapimirim também têm sido alvo destas operações.
No início do mês, três ranchos utilizados por caçadores foram destruídos e material de caça apreendido na operação realizada pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), da Secretaria de Estado do Ambiente, dentro dos limites do parque, em Guapimirim.
Dentre os objetos achados, no local de pernoite dos criminosos, estava um alçapão para captura de pássaros, armadilhas para pequenos mamíferos e trabucos, uma armadilha preparada com arma de grosso calibre para atirar ao ser acionada pela passagem de animais que é uma ameaça para quem percorre as trilhas.