A Polícia Científica realizou nesta quinta-feira (4) perícia na Brazilian Bile Acid (BBA) Indústria Opoterápica, com sede em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. Em um tanque de armazenamento de ácido da empresa, três operários morreram intoxicados na quarta-feira (3).
A Polícia Civil tem 30 dias para concluir o inquérito. Na sexta-feira (5), começam a ser ouvidas as testemunhas do caso. A empresa ainda não se posicionou oficialmente sobre as mortes e, segundo reportagem da Gazeta do Povo local, está impedindo que a imprensa tenha acesso ao local do incidente.
Intoxicação
De acordo com testemunhas, um dos operários, identificado como Carlos Alberto Pereira, 29 anos, fazia a limpeza do tanque quando começou a passar mal. Enio Gonçalves de Oliveira, 24, e o técnico de segurança Fernando Bittencourt Campos, 33, entraram no tanque para socorrer o companheiro e acabaram desmaiando.
Os três foram socorridos pelos próprios operários. Enio de Oliveira morreu ainda no local, assim como Fernando Campos. Carlos Pereira ainda chegou com vida a Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho, mas não resistiu e morreu em seguida. Segundo familiares, os três trabalhadores entraram no tanque sem nenhum tipo de proteção.
A BBA é uma indústria especializada em manipulação do ácido biliático para indústria farmacêutica e produção de fertilizante a partir da raspa de casco e chifres de boi.
Os corpos foram enterrados nesta quinta-feira.