Policiais e peritos federais de todo o país vão paralisar os serviços por 72 horas a partir desta quarta-feira (22). Os representantes da categoria garantem que a paralisação não vai prejudicar o trabalho durante a eleição no próximo domingo (26).
Nesta terça (21), o sindicato dos Policiais Federais do Rio promoverá um ato, a partir das 18 horas, nas imediações do edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio. Estão previstos atos em todas as capitais do país. Os organizadores do ato garantem não haver relação política nos protestos.
"O movimento dos agentes, escrivães e papiloscopistas da PF é apartidário, mas a reação dos servidores se tornou inevitável até pelo instinto de defesa e sobrevivência, pois o atual governo está destruindo as nossas carreiras", disse Jones Borges Leal, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais.
Os sindicatos pelo país garantem que os serviços como emissão de passaportes e os plantões nas superintendências não serão paralisados.
Na segunda (20), uma assembleia no sindicato dos policiais federais do Rio aprovou por unanimidade a paralisação e o ato na Petrobras a partir das 18 horas. Além de falar da carreira, os servidores vão lembrar dos escândalos em que a empresa está envolvida desde a deflagração da operação Lava-Jato e dos depoimentos do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.
A Federação Nacional dos Policiais Federais orientaram os manifestantes a levar para os atos caixões para simbolizar o sepultamento da instituição que passa por uma crise institucional e redução dos investimentos. Todos os policiais que aderirem ao movimento não poderão comparecer armados nos atos.
Os dirigentes dos sindicatos sugeriram que os policiais que forem para a manifestação deixem as suas armas nas superintendências onde estão lotados.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora