Atualizado em 21/12/2006 às 20h40
A Polícia Federal (PF) prendeu oito pessoas em Curitiba, entre as quais quatro policiais civis, nesta quinta-feira (21). A Operação Jockey aconteceu durante todo o dia e seguirá durante a noite. As investigações começaram após um assalto ao Jockey Club do Paraná, no bairro Tarumã, há quase dois meses. A ação resultou na morte do cabo Júlio César Bales, de 34 anos, membro do Regimento de Polícia Montada.
Os presos na Operação Jockey são acusados de extorsão, tráfico de drogas, formação de quadrilha e latrocínio. Entre os policiais civis presos está José Augusto Mendes Paredes, investigador de 4ª classe lotado no grupo de recursos humanos da PC, que já tem contra ele uma proposta de demissão emitida pelo Conselho da Polícia Civil por abandono de emprego. Além dele, foram presos Paulo Sérgio Ferreira I que é investigador de 4ª classe, lotado no 11º Distrito Policial, Gilson de Oliveira, investigador de 2ª classe, lotado na 11ª DP e Nelson Luiz Lopes, investigador de 5ª classe, lotado na Delegacia do Adolescente de Curitiba.
Eles foram flagrados em frente a um bar no bairro Hauer, durante a tarde, enquanto negociavam a venda de drogas. No carro em que estavam, os policiais federais encontraram cocaína e nos bolsos dos policiais acusados o dinheiro que teriam ganho com a venda da droga. A PF ainda não divulgou a quantidade de dinheiro e cocaína encontrados.
Também foi preso um agente carcerário de Almirante Tamandaré, na região metropolitana, em uma área que a polícia suspeita ser utilizada para desmanches de carros no município. Além das prisões, quatro carros foram apreendidos para averiguação.
Nota da Secretaria
A Secretaria da Segurança emitiu nota oficial a respeito das prisões e afirma que participou da ação e vai acompanhar o caso.
"A Secretaria da Segurança Pública informa que a Corregedoria da Polícia Civil e equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) participaram da operação em conjunto com a Polícia Federal para cumprir os mandados de prisão contra quatro policiais civis acusados de participar de uma quadrilha envolvida com o tráfico de drogas. Além de acompanhar as prisões, a Corregedoria vai requerer cópias dos processos de apuração da Polícia Federal para que seja instaurada o mais breve possível uma investigação preliminar e para que o caso possa ser encaminhado ao Conselho da Polícia Civil."
Assalto ao Jokey
O crime ocorreu por volta das 22h do dia 26 de outubro. Na ocasião, cinco assaltantes com coletes da Polícia Civil fizeram 20 reféns e roubaram jóias, dinheiro e celulares de um grupo que jogava cartas. Os bandidos fugiram em um carro. Minutos depois o veículo cruzou com uma viatura da Polícia Militar e foi dado início a um tiroteio. No confronto, além do cabo da polícia também morreram dois bandidos. Outros dois assaltantes foram presos e um conseguiu fugir.