A Polícia Federal desarticulou ontem uma suposta quadrilha de contrabandistas de cigarros e de produtos importados do Paraguai, com a prisão de sete pessoas em Curitiba e na região metropolitana. De acordo com a investigação, o grupo contrabandeava em média 1,5 mil caixas de cigarros por semana, além de diversos produtos importados. A Justiça Federal decretou nove prisões preventivas (duas ainda não foram cumpridas) de pessoas que formariam uma quadrilha para trazer as mercadorias de Foz do Iguaçu para a capital. Elas também são acusadas de contrabando e descaminho (importar produtos sem pagar impostos). Além das prisões realizadas na Operação Padrão, a polícia fez buscas e apreensões em residências e empresas dos envolvidos.
Também ontem a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu mais três pessoas e reteve 700 caixas de cigarros contrabandeados no posto de Santa Terezinha de Itaipu, próximo a Foz do Iguaçu. Os cigarros estavam em um caminhão Mercedes Benz 1113, placa KVM 1450, de Guarapuava, que também levava 13 pneus e 14 caixas de brinquedos. A Receita Federal ainda encontrou na região 43 caixas de cigarros escondidas entre móveis de mudança em um caminhão de Caibi (SC), retido semana passada pela PRF.
Resultados
Durante a operação feita em Curitiba e na região metropolitana, a PF apreendeu quatro veículos (modelos F-1000, Fiorino, Parati e Strada), além de caixas de cigarro, produtos importados, documentos de contabilidade e extratos bancários. A PF não divulgou quanto apreendeu de mercadorias na capital. A quadrilha foi descoberta graças a outra apreensão a de uma carreta carregada com 500 caixas de cigarros "paraguaios". Ela foi encontrada na BR-277, em Curitiba, no último dia 14.
Os sete suspeitos foram presos ontem de manhã em Curitiba, Araucária e Rio Branco do Sul. Segundo investigações, eles moram em mansões e ostentam patrimônio incompatível com o que declaram ao fisco. Além disso, o grupo é suspeito de lavar dinheiro ilícito com empresas de fachada.
A investigação começou há cerca de 90 dias, quando se descobriu que a quadrilha trazia cigarros de Ciudad dLeste (Paraguai) para a capital e os distribuía para lojistas de Curitiba e da região metropolitana.
Caminhão
Há cerca de 15 dias, a Polícia Federal do Paraná apreendeu na BR-277, próximo a Curitiba, uma carreta carregada com cigarros. O veículo vinha do Paraguai com 500 caixas de cigarros contrabandeados, cada uma contendo 50 pacotes com dez maços. Na época, também foram detidas cinco pessoas e apreendidos R$ 5 mil em dinheiro, um caminhão e a carreta, além de três veículos batedores e uma arma de fogo. A carga, com valor de cerca de US$ 400 mil foi, entregue à Receita Federal.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião