Quadrilhas cada vez mais especializadas transformam correntistas em vítimas de golpes em caixas eletrônicos. A ousadia de criminosos em dois casos registrados nesta segunda-feira (30) em São Paulo chama a atenção da polícia e preocupa clientes de bancos.

CARREGANDO :)

Em São José do Rio Preto, a 440 km de São Paulo, dois homens foram surpreendidos pela polícia enquanto instalavam um painel idêntico ao do caixa eletrônico.

Atrás do painel, um computador portátil seria usado para captar as senhas. O caso foi descoberto depois que os golpistas desviaram a câmera do equipamento e a central de monitoramento circuito interno acionou a polícia.

Publicidade

Na capital paulista, um outro golpe: um mecânico mantinha um telefone dentro do caixa eletrônico como se fosse o da agência. Ele colocava um objeto para prender o cartão do cliente, que era obrigado a ligar para o banco e solicitar a liberação. Só que, dentro do telefone fixo, estava um aparelho celular.

Quando o cliente ligava, o estelionatário atendia e conseguia todos os dados do cartão magnético. Depois que a vítima deixava a agência, o golpista usava o cartão para tirar o dinheiro da conta. O homem que praticava o golpe está preso.

"O cliente deve observar o caixa antes de sacar, apalpar para ver se não tem nenhuma instalação diferente, observar se a câmera está focada no caixa, porque os criminosos a desviam e também bloquear o cartão pessoalmente", diz o delegado Renato Pupo de Paula.