Proprietários de três mercados de Manoel Ribas (280 km a Oeste de Curitiba) foram indiciados por apropriação indevida, após serem flagrados de posse de 64 cartões do programa Bolsa Família, pertencentes a famílias residentes na Reserva Indígena Ivaí. O flagrante foi feito nos mercados Avenida (16), São Pedro (25) e Bom Preço (23). Cada um dos cartões recolhidos tinha anexado um adesivo com a respectiva senha, permitindo que os próprios comerciantes fizessem os saques.
De acordo com o investigador Ademir Muniz da Silveira, gestor da Delegacia de Polícia de Manoel Ribas, a denúncia de que os comerciantes estariam sacando dinheiro partiu dos próprios índios que se sentiram lesados. Apesar das evidências de que a prática estaria ocorrendo há cerca de um ano, por enquanto a polícia constatou apenas saques efetuados há 30 dias.
Os três comerciantes chegaram a ser presos, mas foram liberados e responderão ao processo em liberdade. Se condenados por apropriação indébita, os acusados poderão pegar até quatro anos de reclusão. O policial não quis revelar os nomes dos comerciantes.