A Polícia Civil de Pinhão, no Centro Sul do Paraná, investiga se a morte de três crianças em uma área rural do município teve motivação criminal. Um incêndio atingiu a residência onde as vítimas estavam durante a madrugada de segunda-feira (4). A região passa por conflitos agrários, o que leva os investigadores a levantarem a hipótese de que a questão possa ter motivado o incêndio. A ausência dos pais das crianças no local também é investigada, como possível negligência.
O incêndio ocorreu no início da madrugada na localidade de Faxinal dos Silvérios, que fica a 22 quilômetros do centro de Pinhão. Segundo informações do Corpo de Bombeiros do município, não houve tempo de as crianças conseguirem sair a salvo do local que pegou fogo. Duas delas morreram no local e uma, que chegou a ser socorrida e levada para atendimento médico em Guarapuava, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.
De acordo com o delegado Luiz Alberto Vicente de Castro, que conduz as investigações, há duas possibilidades que são investigadas: de que o incêndio tenha motivação criminal - e esteja relacionado com o conflito agrário da região - ou que seja algum tipo de negligência dos responsáveis pelas crianças, que não estavam no local no momento do incêndio.
"Nós ouvimos algumas testemunhas e esperamos o levantamento do Instituto de Criminalística, que tem dez dias para nos passar o laudo. Também vamos investigar a ausência dos responsáveis pelas crianças no local, se eles estavam trabalhando e porque não estavam na casa", diz o delegado.
Ele explica que a região era de uma família de latifundiários, mas que passa por regularização fundiária. Além da família atingida, outras também moram na área. Testemunhas do caso ainda devem ser ouvidas nos próximos dias, segundo o delegado.