Ponta Grossa A Polícia Militar de Guarapuava, região Central do estado, prendeu nesta segunda-feira, em flagrante, 25 sem-terra que estavam roubando erva-mate numa propriedade no distrito de Guará. O caminhão com os homens e a carga foi interceptado pela polícia no momento em que a erva era retirada da propriedade. De acordo com a PM, pelo menos quatro quilos de erva-mate foram roubados. Junto com os sem terra, foram apreendidos facões, um revolver e uma espingarda.
De acordo com a denúncia, cerca de 40 trabalhadores sem-terra entraram na propriedade, na manhã de ontem, ameaçando e cercando funcionários. Enquanto um grupo colhia a erva-mate, outro fazia a vigília na entrada da fazenda. Os sem-terra já haviam retirado praticamente toda a cultura plantada numa área de 25 alqueires. A PM organizou uma campana com 20 policiais e seguiu para o local. Segundo o comandante da 16.º Batalhão de Polícia, capitão Gustavo Alfonso Rocha, quando os homens e a carga foram interceptados no meio do caminho, outros sem-terra tentaram cercar os carros da polícia, que teve que desviar do grupo para seguir para Guarapuava.
O grupo, formado por cerca de 200 famílias sem terra do acampamento 20 de Novembro, no distrito do Guará, já é conhecido na região pelas confusões causadas. Moradores convivem com roubos, perseguições e ameaça desde o início do ano. Em todos os assaltos na região, segundo as vítimas, os bandidos procuram dinheiro e armas. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso e averiguar se os assaltantes são pessoas que se infiltraram no acampamento para denegrir a imagem dos sem-terra ou se eles têm relação com o movimento.