Ponta Grossa A Polícia Militar de Guarapuava, região Central do estado, prendeu nesta segunda-feira, em flagrante, 25 sem-terra que estavam roubando erva-mate numa propriedade no distrito de Guará. O caminhão com os homens e a carga foi interceptado pela polícia no momento em que a erva era retirada da propriedade. De acordo com a PM, pelo menos quatro quilos de erva-mate foram roubados. Junto com os sem terra, foram apreendidos facões, um revolver e uma espingarda.
De acordo com a denúncia, cerca de 40 trabalhadores sem-terra entraram na propriedade, na manhã de ontem, ameaçando e cercando funcionários. Enquanto um grupo colhia a erva-mate, outro fazia a vigília na entrada da fazenda. Os sem-terra já haviam retirado praticamente toda a cultura plantada numa área de 25 alqueires. A PM organizou uma campana com 20 policiais e seguiu para o local. Segundo o comandante da 16.º Batalhão de Polícia, capitão Gustavo Alfonso Rocha, quando os homens e a carga foram interceptados no meio do caminho, outros sem-terra tentaram cercar os carros da polícia, que teve que desviar do grupo para seguir para Guarapuava.
O grupo, formado por cerca de 200 famílias sem terra do acampamento 20 de Novembro, no distrito do Guará, já é conhecido na região pelas confusões causadas. Moradores convivem com roubos, perseguições e ameaça desde o início do ano. Em todos os assaltos na região, segundo as vítimas, os bandidos procuram dinheiro e armas. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso e averiguar se os assaltantes são pessoas que se infiltraram no acampamento para denegrir a imagem dos sem-terra ou se eles têm relação com o movimento.
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Moraes pede manifestação da PGR sobre passaporte de Bolsonaro; assista ao Sem Rodeios
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Governo do Tocantins vive crise política deflagrada após investigações da Polícia Civil
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora