Uma base avançada do Comando de Operações Especiais (COE) foi instalada nesta quarta-feira no Morro do Cavalão, na Zona Sul de Niterói. De acordo com a secretaria de Segurança, policiais do Batalhão de Choque (BPChq) vão ocupar a região por tempo indeterminado. Cerca de 50 homens participaram da ação desta quarta-feira.
Na quinta-feira, o comandante-geral da PM, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, deve anunciar um reforço de 680 PMs para o município até o início de junho. Em nota, a polícia informa que 100 homens do Batalhão de Choque já estão patrulhando a cidade, sendo que 40 em motocicletas. A partir de junho, o comandante do 12ºBPM (Niterói), tenente-coronel André Luiz Belloni, vai receber 200 PMs recém-formados. Os outros 380 policiais virão pelo Regime Adicional de Serviços (RAS) e pelo Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
Desde o início da manhã desta quarta-feira, PMs do BPChq e do 12º BPM (Niterói) realizam uma operação de combate ao tráfico nos morros do Estado, do Palácio e Viradouro, em Niterói. Até o início da noite, quatro pessoas, ainda não identificadas, haviam sido presas e um criminoso foi baleado no Morro do Estado e a operação ainda não havia terminado.
Também foram apreendidas drogas, armas e munições. A ação faz parte uma grande operação em toda área de atuação do 12° BPM, que teve início da noite da última segunda-feira. Policiais apreenderam um rádio transmissor, duas pistolas, oito munições calibre 45, três celulares, 600 pinos de cocaína e pasta básica de cocaína.
Os principais pontos da incursão foram decididos com base em estudos realizados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) que apontaram os locais e horários de maior incidência criminal. Segundo a PM, não há previsão de término para a operação. A operação conta com a participação de aproximadamente 200 policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque, além do apoio de 36 motos e dez viaturas. O objetivo é a apreensão de armas e drogas, prisões de criminosos, recuperação de veículos roubados e apreensão de veículos em situação irregular.