A polícia está trabalhando com três linhas de investigação para solucionar o assalto a um ônibus de excursão, em Curitiba, que terminou com a morte de duas pessoas e deixou uma ferida. A primeira, e mais concreta, se refere a ação de uma quadrilha especializada; uma possível vingança contra o guia de turismo, morto no assalto, não foi descartada; e a terceira, e mais remota, um assalto aleatório, ou seja, os bandidos se juntaram e resolveram roubar o ônibus de turismo.
O assalto aconteceu na noite de quarta-feira no bairro Alto - trecho urbano da BR-476, que liga Curitiba a São Paulo. Quarenta passageiros estavam no ônibus e iriam fazer compras em São Paulo. O guia de turismo Valdir Farias Tomasi, de 37 anos, foi baleado na cabeça e morreu na hora. A suspeita é que ele tenha sido baleado depois de ser reconhecido por um dos assaltantes. O passageiro Willian Barbosa, de 18 anos, também levou um tiro e morreu a caminho do hospital.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba. O delegado chefe, Rubens Recalcati, passou o dia ouvindo testemunhas do roubo - cerca de 20 pessoas, sendo a maioria passageiros. Uma pessoa chegou a ser presa para averiguação, mas foi liberada em seguida.
Recalcati acredita que seis ou sete pessoas participaram do roubo. "Três deles entraram no ônibus, fizeram o assalto e os disparos. Outros três ou quatro deram cobertura do lado de fora", conta o delegado. Cerca de R$ 20 mil foi roubado, além de celulares e objetos pessoais.
O motorista Gilson do Carmo, 28 anos, foi baleado nas costas e encaminhado para o Hospital Evangélico. No início da tarde ele passou por uma cirurgia. De acordo com o diretor do hospital, Flamarion dos Santos Batista, o quadro do motrorista é estável. "A cirurgia transcorreu dentro do esperado, porém o trauma foi muito grave. A recuperação é demorada", disse Flamarion. Carmo, pelo estado de saúde, não foi ouvido pela polícia.
Por telefone, Recalcati disse esperar a colaboração da população com informações que levem aos assaltantes. "Depois da divulgação deste bárbaro crime na mídia, espero receber notícias dos bandidos", contou. O telefone da delegacia é: 3262-2800.
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
Pesquisa mostra consolidação da direita nos estados e indefinição no antagonismo a Lula em 2026
Reforma tributária: Relator corta desconto a saneamento e inclui refrigerantes no “imposto do pecado”
Vínculo empregatício com APPs deixaria 905 mil sem trabalho e tiraria R$ 33 bi do PIB, diz estudo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora