• Carregando...
Três dos presos estavam armados com revólver, espingarda e até um fuzil | Divulgação
Três dos presos estavam armados com revólver, espingarda e até um fuzil| Foto: Divulgação

Cascavel - A invasão de uma fazenda em Reserva do Iguaçu, município da região Central do estado, a 350 quilômetros de Curitiba, terminou com a prisão de 24 sem-terra. A ação aconteceu na madrugada de ontem e teve a participação de cerca de 40 policiais pertencentes ao Batalhão da PM em Guarapuava, região central do estado.

A PM foi informada sobre a invasão da Fazenda Rodeio, com 1.090 hectares, ainda na tarde de domingo. Na madrugada de ontem, por volta da 1 hora, os policiais entraram na fazenda e deram voz de prisão aos invasores. Com eles foram encontradas armas: um revólver calibre 38, um fuzil calibre 44 e uma espingarda calibre 28, além de munições.

Todos os detidos foram levados para a Delegacia de Polícia de Guarapuava, a 120 quilômetros de Reserva do Iguaçu. Três deles – Silvestre Sedoski, 48, Valdir Santo Padilha, 45, José Mendes Vieira, 42 – foram presos em flagrante por porte ilegal de arma e transferidos para a delegacia de Pinhão, onde vão aguardar na cadeia o julgamento também pelo crimes de invasão de propriedade e formação de quadrilha.

Os outros 21 sem-terra vão responder a processo por invasão de propriedade (esbulho possessório), mas assinaram um termo circunstanciado e foram liberados para cumprir penas alternativas, como serviços à comunidade ou pagamento de cestas básicas.

MST

Na delegacia de Pinhão, os três sem-terra presos informaram aos policiais que são integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST). No entanto, não havia no local ninguém da coordenação do movimento. Em Curitiba, na sede estadual do MST, um advogado do movimento, Roberto de Paula, disse que a direção ainda não havia sido comunicada oficialmente sobre a prisão dos sem-terra e que não poderia confirmar se eles faziam ou não parte do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra.

Conflito

A Fazenda Rodeio pertence a Fermino Martins Araújo e é alvo do MST há pelo menos dois anos. Em 2006 ela foi invadida pelos sem-terra. No dia 20 de agosto deste ano a Polícia Militar cumpriu o mandado de reintegração de posse e retirou as 200 famílias que ocupavam a área. No domingo, segundo informações de policiais militares de Reserva do Iguaçu, um grupo de sem-terra descontente com a reintegração decidiu ocupar novamente a Fazenda Rodeio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]