Mais de 340 pessoas presas. Esse é o resultado da quarta etapa da Operação Liberdade, cujo balanço foi apresentado nesta quarta-feira (30) em Ponta Grossa (Campos Gerais). As ações aconteceram em diversas cidades do estado e resultaram na prisão de pessoas em sua maioria envolvidas nos crimes de tráfico de drogas e homicídio. Também foram cumpridos cerca de 380 mandados de busca e apreensão.
O balanço da operação foi divulgado pelo secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, na 13ª. Subdivisão da Polícia Civil, em Ponta Grossa, na manhã desta quarta-feira (30). "O combate ao tráfico de drogas e as altas taxas de homicídios do Estado é o grande objetivo do governo", disse Almeida César.
Ao todo, 626 policiais civis e militares, em ação conjunta, apreenderam aproximadamente 300 quilos de drogas e 46 armas nos últimos 90 dias, mesmo período em que ocorreram as prisões. A Operação Liberdade começou em 2011, dentro das ações do programa "Paraná Seguro" do governo estadual e visa combater, de forma contínua, a criminalidade no estado.
Segundo o delegado-chefe da Divisão Policial do Interior (DPI) que esteve à frente desta etapa da Operação Julio Reis, cerca de 60% dos presos estão envolvidos diretamente com os crimes de tráfico de drogas e homicídio. Os 40% restantes são acusados de crimes que vão de porte ilegal de arma até estupro."Estamos muito preocupados com os homicídios no Paraná e, para atacar esse problema, precisamos atacar os microtraficantes. É o que estamos fazendo", ressalta.
Maringá
O maior número de prisões (39) aconteceu na região de Maringá (Norte). Chegou a circular a informação de que três policiais civis haviam sido presos na Operação Liberdade. Na verdade, eles foram presos na Operação Mandrake do Grupo de Atuação Espacial de Combate ao Crime (Gaeco) em parceria com a Corregedoria de Área da Polícia Civil em Maringá.
Os três policiais civis são acusados de acobertar dois golpistas que fraudavam documentos para abrir empresas fantasmas e conseguir créditos e bens no nome das mesmas para, depois, repassar a terceiros. Todos foram presos hoje. Ao longo do dia, também foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora