Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
operação

Polícia prende suspeito de integrar quadrilha do traficante Abadía em SP

Um homem suspeito de integrar a quadrilha do traficante colombiano Juan Carlos Abadía foi preso na noite desta terça-feira (14), em Jaguariúna (SP).

A informação foi divulgada pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), na tarde desta quarta-feira (15).

Ivan Aparecido Martins é considerado braço direito de Álvaro Daniel Roberto, considerado por autoridades policiais como um dos maiores traficantes do Brasil.

Os dois seriam ligados a Abadía, preso no Brasil em 2007 e extraditado para os Estados Unidos no ano seguinte.

Operação Conjunta

Martins foi preso ao lado de Luiz Carlos Tijolim, em uma operação conjunta da PF (Polícia Federal), em Juiz de Fora (MG), e da PM-SP (Polícia Militar de São Paulo).

Os suspeitos foram detidos pouco depois serem avistados por policiais militares em um posto de combustíveis, em Campinas, na rodovia SP-340. De acordo com a SSP-SP, eles tentaram fugir de carro e foram perseguidos por uma viatura da PM e por um helicóptero. Durante o cerco, Martins e Tijolim ainda tentaram fugir a pé, mas foram detidos no município vizinho.

Segundo nota oficial do órgão, a PM prendeu os “dois traficantes com quatro pistolas e dezenas de munições, além de mais de R$ 864 mil e U$ 3,8 mil”.

Em batidas nas residências dos suspeitos, as autoridades ainda apreenderam três automóveis e uma moto.

Colombiano

O colombiano Juan Carlos Abadía, que chegou a ser considerado pelo FBI como o segundo homem mais perigoso do mundo, foi detido pela PF, em 7 de agosto de 2007, na cidade de Barueri (SP).

No dia 13 de março de 2008, o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou a extradição do traficante para os Estados Unidos. Em 2011, ele entrou para o Programa de Proteção à Testemunha, do governo norte-americano.

Abadía comandava o cartel “Valle del Norte”, na Colômbia, e é acusado de participação em mais de 300 assassinatos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.