Para delegada, o soldado Luiz Landmann é responsável pelos disparos que mataram a estudante
A ação policial que resultou na morte de Rafaeli Lima, 21 anos, há dois meses em Porto Amazonas, na região dos Campos Gerais, foi reconstituída na madrugada desta quarta-feira (10). O carro no qual estavam a estudante e o colega Diogo Soldi Schuhli foi confundido com o de bandidos. Rafaeli foi atingida por um tiro na cabeça e morreu.
Os soldados Dioneti dos Santos Rodrigues e Luiz Gustavo Landmann, que realizaram a abordagem, participaram da reconstituição. A estudante morta foi representada por uma policial militar. Diogo Schuhli, que dirigia o carro onde estava Rafaeli, contou que o veículo dele foi fechado por um carro da Policia Militar que estava na contramão e com os faróis desligados.
Ele contou à policia que após o acidente ouviu disparos e acabou ferido no rosto. Rendido, ele saiu do carro e deitou no chão. Schuhli contou ao telejornal ParanáTV 1 ª edição que os acontecimentos daquela noite serão impossíveis de serem esquecidos.
O soldado Rodrigues alega que quem vinha na contramão era Schuhli, versão também sustentada pelo soldado Landmann. O advogado Wanderley Pontes, que representa Rodrigues, afirma que as balas que mataram a estudante partiram da arma do outro policial.
Landmann sustenta que estava perseguindo contrabandistas de cigarro e achou que o acidente fosse uma emboscada. Por isso ele desceu do carro atirando. A advogada dele, Talita Gasparetto, disse que a atitude do policial não foi dolosa (com intenção de matar).
A reconstituição foi pedida pelo Ministério Publico (MP), mas não muda a conclusão do inquérito da polícia civil. O soldado Landmann segue como único acusado do homicídio de Rafaeli e da tentativa de homicídio de Schuhli. A delegada, Valéria Padovan, afirma que todos os disparos partiram da arma de Landmann.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora