A Secretaria de Segurança Pública registrou, desde o começo do ano, 19 arrastões a condomínios de casas e prédios de apartamentos na capital paulista, com 31 pessoas presas. Neste domingo (24), homens armados entraram em um condomínio de luxo na Avenida Higienópolis, na região central de São Paulo. O crime aconteceu um dia depois de outro prédio ser invadido perto dali, na Santa Cecília. Nenhum suspeito desses últimos roubos foi preso.
No caso de Higienópolis, os criminosos roubaram pelo menos cinco apartamentos, durante uma hora e meia. A grade, a guarita na porta e as câmeras de vigilância não impediram a entrada da quadrilha. Eles pegaram joias, dinheiro e aparelhos eletrônicos. Enquanto isso, os moradores ficavam presos na casa do zelador. Ninguém quis falar sobre o arrastão na manhã desta segunda-feira (25).
As imagens do circuito de segurança do prédio e do Shopping Higienópolis, que fica em frente, podem ajudar a identificar os criminosos. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic).
Foi o segundo arrastão na região neste fim de semana. Na madrugada de sábado (23), o assalto foi em um edifício da Rua Fortunato, perto do Largo de Santa Cecília. Na manhã desta segunda-feira, mais de 48 horas depois do roubo, a perícia ainda procurava pistas dos seis assaltantes. Eles conseguiram invadir cinco apartamentos. Os moradores foram amarrados na cobertura. Os ladrões fugiram e a polícia não sabe se a mesma quadrilha fez os dois ataques.
Na sexta-feira (22), o ataque foi a um condomínio de casas, no Alto da Boa Vista, na Zona Sul de São Paulo. A quadrilha dominou um morador que chegava e entrou pelo portão. Durante uma hora, oito assaltantes invadiram quatro casas. Só um foi preso.