CARREGANDO :)

Policiais Militares cumpriram na tarde desta sexta-feira (1º) a ordem de reintegração de posse que determinou a retirada de 20 famílias que estavam acampadas em uma fazenda na região de Ponta Grossa – nos Campos Gerais do Paraná. A área é alvo de disputas entre o tenente coronel Valdir Copetti Neves e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), mas o policial teve o seu pedido de reintegração concedido.

Apesar de continuar na PM, Copetti está afastado das suas atividades desde 2005. Naquele ano, ele foi preso acusado de criar milícias armadas para proteger fazendas de ocupações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). As famílias que estavam no local, segundo o Paraná TV desta sexta-feira, saíram do local pacificamente.

Publicidade

A prisão

O tenente coronel Copetti neves foi preso em abril de 2005. Acusado de formar milícias e de tráfico de armas, ele foi o principal detido na Operação Março Branco, que teve as investigações iniciadas dois anos antes pela Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar. Em sua casa foram apreendidas várias armas e farta munição.

As investigações apontaram que o tenente coronel aliciava "jagunços" para que eles protegessem fazendas de invasões do MST. Além dele, outras 7 pessoas foram presas sob as mesmas acusações.