Para vigiar multidões e servir como referência de segurança à população, que poderá visualizar facilmente os policiais, a Polícia Militar (PM) de São Paulo testa uma plataforma elevada durante o período de visitação da árvore de Natal do Ibirapuera. A cabine móvel é blindada, sobe até sete metros e abriga até quatro policiais militares. Nesta semana, o equipamento terá novo endereço: a Avenida Paulista, durante a festa de réveillon de São Paulo.
O capitão Samuel Robes Loureiro, porta-voz da diretoria de Logística da corporação, conta que o equipamento é inovador e atualmente é comum em cidades como Nova York. "É indicado para pontos que atraiam público e tenha aglomerações, como Fórmula 1, jogos, shows e praias", explica. Segundo o oficial, a plataforma continuará em análise até pelo menos o fim de janeiro, o que decidirá se o equipamento será integrado ou não ao policiamento em São Paulo.
O interior do equipamento também tem ar-condicionado e câmeras e espelhos ajudam o policial na hora fazer a manobra para descer a cabine sem atingir pedestres. "Outra vantagem é que a cabine pode ser deslocada por um guincho pequeno e, conforme a migração de crimes, ela será desviada, diferentemente de uma base fixa, construída em determinado local", afirma o capitão.
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora