Desde março de 2008, a carceragem do 11º Distrito Policial está interditada pela Vigilância Sanitária por falta de condições de higiene. Tal situação já foi informada à Justiça pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba.

CARREGANDO :)

No mês passado, os técnicos da Vigilância Sanitária tentaram entregar uma nova notificação tanto ao 11º quanto ao 12º DP, em Santa Felicidade, e que também está interditado pelo mesmo motivo, mas não conseguiram. Segundo a assessoria de imprensa da SMS, em ambos os casos os policiais se negaram a receber o documento. Agora, o departamento jurídico da prefeitura estuda como entregar as duas notificações – há a possibilidade de que os documentos sejam encaminhados diretamente à Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

Risco de doenças

Publicidade

A fiscalização da Vigilância Sanitária no 11º DP começou em janeiro do ano passado, após a morte do detento Leandro Alves Sampaio. Com um quadro de diarreia, vômito e febre, o preso faleceu a caminho do hospital. A Vigilância alegou que o excesso de presos em um pequeno espaço físico, além da falta de ventilação, facilitava a propagação de doenças. Principalmente as de pele e respiratórias. À época, a delegacia abrigava 150 detentos.

Após a primeira interdição, a Sesp chegou a instalar exaustores para auxiliar na ventilação das celas. O que, na avaliação dos técnicos da Vigilância Sanitária, não foi suficiente, levando a delegacia a ser novamente interditada dois meses depois por falta de higiene.