Agentes da Polícia Federal de Macaé prenderam ontem dez pessoas no bairro da Gávea, no Rio, entre elas três policiais civis e dois ex-policiais militares, que estavam fazendo a escolta de cinco traficantes em fuga da favela da Rocinha. Entre os bandidos, estava Anderson Rosa Mendonça, o Coelho, 32 anos, ex-chefe do tráfico no complexo de favelas de São Carlos, no Estácio.

CARREGANDO :)

Coelho estava escondido na Rocinha desde que seu reduto foi pacificado, em fevereiro deste ano. Os bandidos teriam negociado, segundo uma fonte da Polícia Civil, o pagamento de cerca de R$ 2 milhões pela escolta feita pelos agentes do estado. Com escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, agentes federais estavam monitorando os traficantes e flagraram os policiais em conversas com os bandidos.

O bando ocupava quatro carros e passou sem problemas pelo cerco feito por policiais militares na Rocinha. A ação da PF ocorreu por volta das 18 horas e causou pânico em pedestres em frente ao Shopping da Gávea, onde uma parte dos bandidos foi presa. O outro grupo foi capturado na Rua Jardim Botânico, em frente ao Jockey Club. Granadas, fuzis, pistolas e drogas, em quantidade ainda não revelada, foram apreendidos.

Publicidade

Ontem, o ministro da Defesa, Celso Amorim, assinou a permissão para a participação da Marinha na operação que deve ocorrer no fim de semana na Rocinha. A polícia vai ocupar o morro para instalação de um Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade.