Associações da Polícia Militar e de sindicatos da Polícia Civil fizeram, na manhã deste sábado (21), uma manifestação na Boca Maldita, Centro de Curitiba. O protesto, que começou às 9h, teve como objetivo mostrar à população como está o andamento das negociações entre os policiais e o governo. Também são distribuídas diversas cartilhas, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso.
As reivindicações dos policiais militares dize respeito à regulamentação da Emenda 29 à Constituição do Paraná, que envolvem questões salariais e a regulamentação da carga horária. "Queremos mostrar que estamos mobilizados e que temos voz e vez", afirma o presidente da Associação de Praças do Estado do Paraná (APRA), sargento Orelio Fontana Neto.
Justiça salarial é também o que querem os policiais civis. "No salário está aquém no comparativo com outras categorias. Queremos uma equiparação do quadro próprio do poder executivo", explica Eyrimar Fabiano Bortot, secretário-geral do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Paraná (SIPOL).
Outra reivindicação dos policiais civis é resolver a questão das promoções. "Nós queremos uma moralização nas promoções e queremos um delegado probo e inatacável da corporação cuidando delas", diz Bortot. Segundo ele, já foi enviado um pedido do sindicato ao secretário estadual de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, para que o atual responsável pela comissão, Jorge Azôr Pinto, seja retirado do cargo.
Greve
A possibilidade de uma paralisação ainda não foi decidida entre as categorias. "Não há esse tipo de situação, o que queremos mostras é que estamos mobilizados", afirma o sargento Fontana. Entretanto, Bortot considera que há uma possibilidade de a paralisação acontecer. "Nós estamos afinando o diálogo entre as entidades, isso é o primeiro passo. Caso não ocorra um diálogo, pode haver paralisação. Mas no momento não está sendo cogitado", diz.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora