Cerca de 400 policiais militares participaram nesta terça-feira (28) de uma palestra de capacitação para o atendimento de ocorrências através dos canais 190 e 193, que atendem, respectivamente, ocorrências da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O objetivo do comando da corporação é aumentar a rapidez no atendimento telefônico e adequar os policiais aos novos sistemas implantados nas centrais da PM.
Segundo o coronel Cesar Alberto de Souza, comandante-geral da PM em exercício, as centrais 190 e 193 passam por modernização e recebem equipamentos mais avançados, o que torna necessária a capacitação e o treinamento dos policiais. "Tínhamos equipamentos muito antigos e que foram mudados. Além disso, trabalhamos no comprometimento dos policiais com a população para diminuir a espera das pessoas na linha", diz.
A intenção da PM é diminuir para "um toque" o tempo de espera de quem liga para o 190 ou 193. Para isso, segundo o comandante, além da palestra houve aumento do número de policiais em atendimento 32 passaram a formar o efetivo nos dois canais em julho deste ano.
Ao todo, 200 PMs realizam o atendimento à população nas centrais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Os outros 200 policiais que participaram da palestra pertencem a outros setores de atendimento dentro da corporação e a Unidades Paraná Seguro (UPS).